O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Thélia Priscilla Paiva de Azevedo
  • Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita
  • Ranyellen Félix de Souza
  • Ana Cristina de Lima Santos
  • Maria Francisca Máximo Dantas

Resumo

O presente artigo objetiva tecer explanações acerca do trabalho do/a assistente social na Política de Educação, no nível da Educação Básica, mais precisamente em escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental localizadas no município de João Pessoa, capital paraibana. Quanto à caracterização metodológica, o trabalho se fundamenta em relatos de experiências elaborados por assistentes sociais lotadas em escolas públicas, no período pós-pandemia da Covid-19 (2022 a 2023), através de seus registros profissionais, observações assistemáticas, bem como no suporte da pesquisa bibliográfica, de modo a fornecer sustentação teórica às análises. O método de estudo centra-se no materialismo histórico-dialético, por este ser capaz de buscar as contradições da realidade e a essência dos fenômenos. As experiências aqui analisadas apontam para os desafios postos no cotidiano profissional do/a assistente social em tempos de barbárie, mercantilização da Política de Educação e luta pela implementação da Lei 13.935/2019, a qual estabelece a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica.

Biografia do Autor

  • Thélia Priscilla Paiva de Azevedo

     Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Fábia Halana Fonseca Rodrigues Pita

    Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 2020. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS).

  • Ranyellen Félix de Souza

     Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Mestre pela    Universidade Federal da Paraíba (início ano de 2017 com conclusão em 2019).

  • Ana Cristina de Lima Santos

     Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2014). Mestra em Serviço Social pela UFPB (2018).

  • Maria Francisca Máximo Dantas

     Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialização em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2025-01-29