PENSANDO ALTO SOBRE ADULTOCENTRISMO, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO INFANTOJUVENIL

Autores/as

  • Maria Cristina Piana
  • Rafael Gonçalves dos Santos
  • Rita Marta Mozetti Silva
  • Leonardo Carvalho de Souza

Resumen

O presente ensaio teórico visa refletir acerca da participação democrática de crianças e adolescentes no processo político. Subsidiado pelo referencial crítico-dialético, o estudo bibliográfico e documental problematiza os limites da cultura adultocêntrica e da democracia burguesa, e como estas limitam a participação de crianças e adolescentes nos espaços democráticos de direito. A empiria refere-se a catorze artigos publicados no 16° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado em Brasília/DF em 2019, que tratam a respeito da infância e adolescência e que apresentam alguma conexão com a participação, a democracia e os conselhos de direitos. E ainda traz-se uma discussão a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao que se refere à educação infantil e ao protagonismo nessa etapa de ensino.

Biografía del autor/a

  • Maria Cristina Piana

    Doutora em Serviço Social pela Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌"Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho" ‌‌UNESP ‌‌- ‌‌Franca/SP. Docente do curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌"Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho" ‌‌UNESP ‌‌- ‌‌Franca/SP. Coordenadora do Programa de Extensão Necria. Foi tutora do Grupo PET Serviço Social-Unesp/ Franca. Professora orientadora.

  • Rafael Gonçalves dos Santos

    Bacharel ‌‌em ‌‌Serviço ‌‌Social ‌‌pela ‌‌Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌“Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho” ‌‌Faculdade ‌‌ de ‌‌Ciências ‌‌Humanas ‌‌e ‌‌Sociais ‌‌- Campus ‌‌de ‌‌Franca/SP. ‌‌Mestrando ‌‌do ‌‌Programa ‌‌de ‌‌Pós-Graduação ‌‌em ‌ ‌Serviço ‌ ‌Social ‌ ‌pela ‌Universidade ‌ ‌Estadual ‌ ‌Paulista ‌‌Júlio ‌ ‌de ‌ ‌Mesquita ‌ ‌Filho ‌‌Faculdade ‌ ‌de ‌‌ Ciências ‌ ‌Humanas‌ e ‌Sociais‌ ‌-‌ ‌Campus ‌ ‌de ‌ ‌Franca/SP. ‌ ‌Membro ‌ ‌do ‌ ‌Grupo ‌‌de ‌‌Estudos‌‌ e‌‌ Pesquisas ‌‌sobre‌ ‌Políticas‌ ‌Públicas‌ ‌na‌ ‌Infância‌ ‌e‌ ‌Adolescência‌ ‌(GEPPIA)‌.

  • Rita Marta Mozetti Silva

    Doutoranda ‌‌em ‌‌Serviço ‌‌Social ‌‌pela ‌‌Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista “Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho” ‌‌(UNESP) Franca/SP. ‌Mestra ‌ ‌em ‌ ‌Desenvolvimento ‌‌Regional ‌‌pelo ‌‌Centro ‌‌Universitário ‌‌Municipal ‌‌Uni-FACEF. Graduação ‌ ‌em ‌ ‌Pedagogia ‌ ‌pela ‌ ‌Universidade ‌ ‌de ‌ ‌Franca‌ ‌–‌ UNIFRAN.‌ Tutora ‌ ‌de ‌ ‌Graduação ‌ em ‌‌ Pedagogia ‌pela ‌ ‌Universidade ‌ ‌Anhanguera‌ ‌-‌ ‌Franca/SP. Membro ‌ ‌do ‌ ‌Grupo ‌‌de ‌‌Estudos‌‌ e‌‌ Pesquisas ‌‌sobre‌ ‌Políticas‌ ‌Públicas‌ ‌na‌ ‌Infância‌ ‌e‌ ‌Adolescência‌ ‌(GEPPIA)‌.

  • Leonardo Carvalho de Souza

     Doutorando em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Franca. Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD/UNESPAR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Públicas para a Infância e Adolescência (GEPPIA) da UNESP/Franca.). Docente no curso de Serviço Social da UNESPAR/campus de Paranavaí/PR.

Publicado

2023-11-14