O PAPEL DAS GESTORAS DE UMA ESCOLA FRENTE À ENFERMIDADE DE UM ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Angélica Regina Schmengler Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i1.2227

Palavras-chave:

Professores Gestores. Altas Habilidades/Superdotação. Enfermidade. Escola.

Resumo

Este estudo disserta sobre a atuação de professores gestores na sociedade atual. Dessa forma, a escrita teve como objetivo descrever o papel desenvolvido pela equipe gestora de uma escola da rede regular de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul, em relação a um aluno em tratamento de saúde, que apresenta Altas habilidades/Superdotação. A pesquisa delimitou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada por meio de observação e de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora da referida escola: diretora, vice-diretora e supervisora, bem como com a mãe do aluno Público-alvo da Educação Especial. Em relação aos achados, realizou-se uma análise qualitativa, referenciada por meio de teóricos e da legislação que discorrem sobre o assunto (LÜCK, 2006; LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI, 2005; BRASIL, 2002; BRASIL, 2008). Verificou-se que as gestoras buscaram saber a respeito do tratamento de saúde do menino, questionando a mãe acerca do diagnóstico. Quanto às questões pedagógicas, a equipe gestora buscou informar os professores sobre a situação do adolescente, assim como, encaminharam o material pedagógico para o aluno realizar de maneira domiciliar. As gestoras procuraram desenvolver um bom papel diante da realidade vivenciada, porém, conforme as próprias entrevistadas, faltaram conhecimentos e maior disponibilidade de tempo para atender, de forma mais significativa, às necessidades do aluno.

Biografia do Autor

  • Angélica Regina Schmengler, Universidade Federal de Santa Maria
    Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Especialista em Gestão Educacional - UFSM (2015). Mestre em Educação - UFSM (2016). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Agudo. Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno - UFSM. Participou do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social (GPESP). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Classe Hospitalar, Altas Habilidades/Superdotação.
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998) e doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.

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Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos Originais