O PROCESSO SOCIOEDUCACIONAL DE ENSINO POR MEIO DOS PILARES EDUCACIONAIS

Autores

  • Diego Henrique dos Santos Pinto Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Kelly Cristina da Silva Cruz Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Renata Andrea Fernandes Fantacini Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Karina de Melo Conte Centro Universitário Claretiano de Batatais

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2617

Palavras-chave:

Gestão educacional. Pilares educacionais. Sociedade. Organização e funcionamento.

Resumo

O artigo abordou como são os seis pilares educacionais para a gestão educacional de modo que relatou como se obtém a integração para a melhoria da organização e funcionamento institucional, metodologias e aprimoramento do processo ensino e aprendizagem, se fazendo necessário a integração de todos os membros da escola e sociedade por meio de uma gestão democrática participativa. O presente estudo teve como justificativa abordar a gestão educacional e seus pilares como fatores em constantes desenvolvimentos e não como termos já concluídos dentro de cada instituição escolar. O objetivo geral deste estudo foi compreender a importância da integração entre os pilares da gestão educacional, buscando identificar melhorias em todos os pilares educacionais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Discutimos neste estudo a relevância e a importância do conhecimento dos seis pilares da gestão escolar juntamente com a atuação pedagógica envolvendo todos os membros da instituição escolar e sociedade por meio de uma gestão democrático participativa para que se possa identificar a gestão como um meio que se transforma e adapta conforme cada necessidade institucional e social. Consideramos relevante ressaltar que a gestão escolar possui seus seis pilares para serem utilizados em prol de melhorias em todo o processo administrativo, metodológico, pedagógico na qual se inclui todos os profissionais da instituição escolar e da sociedade com o proposito de se obter um ensino e aprendizagem com êxito.

Biografia do Autor

  • Diego Henrique dos Santos Pinto, Centro Universitário Claretiano de Batatais
    Pedagogo formando pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2017).
  • Kelly Cristina da Silva Cruz, Centro Universitário Claretiano de Batatais
    Pedagoga formanda pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2017).
  • Renata Andrea Fernandes Fantacini, Centro Universitário Claretiano de Batatais
    Doutora em Educação Especial, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEES - UFSCar). Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML - 2013). 
  • Karina de Melo Conte, Centro Universitário Claretiano de Batatais
    Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação FE/USP (2013). Atua como coordenadora e docente no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura do Claretiano Rede de Educação. Também atua no curso de pós-graduação Stricto sensu em nível de Mestrado Profissional Saúde e Educação na Universidade de Ribeirão Preto. Membro como pesquisadora do Grupo Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador-GEPEFE/FE/USP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo- GEPEFOR /FFCLRP/USP - CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e pedagogia universitária.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2016.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (org.) Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: politicas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/32/3/LDB_Gestão.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.

LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

TEIXEIRA, Larissa; LIMA, Vanda Moreira Machado. Gestão democrática e papel da equipe gestora: visão dos profissionais de uma escola pública municipal. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNESP, 27., 2015. Atibaia. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:1muqIKCPpq0J:prope.unesp.br/cic/admin/ver_resumo.php?area=100083&subarea=25128&congresso=37&CPF=43485853852 &cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 20 set. 2016.

Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais