EMPREGABILIDADE E MODALIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PREFERÊNCIA DOS EMPREGADORES PARA CARGOS DE CHEFIA E LIDERANÇA

Autores

  • BRUNO DUARTE BELLODI Universidade Federal de Uberlândia
  • MARLI AUXILIADORA SILVA Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Empregabilidade. Modalidade de Formação Acadêmica. Ensino Presencial. Ensino a Distância (EaD)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a decisão de contratação de recrutadores e/ou empregadores para cargos de chefia e liderança, a partir da identificação de possíveis relações entre as variáveis empregabilidade e modalidade de formação acadêmica, presencial ou a distância. Usando como embasamento teórico autores como Grossman e Jhonson (2017), Jeancola (2011), Rocha e Silva (2019) investigou-se a temática, enfatizando a abordagem do problema adotou-se uma discussão de natureza quanti-qualitativa. Para a composição da amostra utilizou-se a técnica bola de neve (snowball) que consiste em solicitar a cada respondente uma indicação para aplicação do instrumento de pesquisa. A amostra final totalizou dezesseis respondentes que ocupam cargos de gerência de bancos, sócios de empresas e recrutadores e gestores de recursos humanos. Os resultados mostram que a modalidade de ensino cursada e a experiência do candidato são fatores decisivos para a contratação de candidatos para cargos de chefia e liderança. Os resultados denotam, também, a preferência por candidatos graduados pela modalidade de ensino presencial. Fator como sexo dos candidatos não interfere na decisão de contratação, ao contrário do fator idade que revelou dissenso quanto à importância atribuída pelos respondentes para a contratação de candidatos a cargos de chefia e liderança. Confirmou-se que o conhecimento do próprio respondente quanto à modalidade a distância aumentou sua disposição para contratação de candidatos formados nessa mesma modalidade.

Biografia do Autor

  • BRUNO DUARTE BELLODI, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia
  • MARLI AUXILIADORA SILVA, Universidade Federal de Uberlândia
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC) com temáticas relacionadas à educação contábil, gênero e custos e inovação.

Referências

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos Originais