AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: PROPOSTA FORMATIVA E METODOLÓGICA EM VOGA

Autores

Resumo

A ampliação da jornada escolar é comumente vista como assistencialismo ou associada à ideia de reforço escolar para alunos com problemas educacionais e sociais. Necessário se faz divulgar pesquisas que apontem sobre o caráter intencional da educação escolar, que carece de planejamento didático-pedagógico. No caso desse trabalho, o objeto de investigação é o Programa Novo Mais Educação, instituído no ano de 2016 com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em Português e Matemática por meio da educação em tempo integral ou em jornada ampliada. Levando em consideração a problemática enunciada, este trabalho buscou investigar os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino proposto pelo Programa Novo Mais Educação. Especificamente a proposta foi pautada em investigar as finalidades do Programa; levantar a proposta quanto aos espaços, à estrutura, tempos e sujeitos; e compreender os métodos e modos de realização propostos. Para tanto, através de uma abordagem qualitativa, o estudo contou com autores que com produção teórica desse tema de estudo, além de documentos normativo-legais e pedagógicos sobre o Programa. Os estudos realizados indicaram que o Programa Novo Mais Educação propõe uma educação precária para os estudantes com problemas sociais e educacionais, desconsiderando a necessidade de formação pedagógica para os objetivos propostos.

Biografia do Autor

  • Saraa César Mól, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Centro Universitário Celso Lisboa

    Doutora em Educação pela UNIRIO (2020), mestra em Educação pela UFSJ (2015), especialista em Orientação Educacional, Supervisão Pedagógica e Inspeção Escolar pela FDV (2010), e pedagoga pela UFV (2009). É professora da Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa/RJ.

  • Thaysa Cristina Alves de Oliveira Barbosa, Centro Universitário Celso Lisboa
    Pedagoga pelo Centro Universitário Celso Lisboa.
  • Suzeane Chrislaine Vieira da Silva Santos, Centro Universitário Celso Lisboa

    Graduação em Pedagogia (2020) pelo Centro Universitário Celso Lisboa.

Publicado

2022-02-01