Instituições e atração de Investimentos Diretos Externos: A importância dos Direitos de Propriedade Intelectual

Autores/as

  • Patricia Luiza Kegel Universidade Regional de Blumenau
  • Alejandro Knaesel Arrabal Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i28.1497

Resumen

Este artigo aborda a relevância das Instituições e dos Direitos de Propriedade Intelectual como importante elemento na atração de Investimentos Diretos Externos.  Tem como pressuposto a teoria neo-institucional, para quem as Instituições estimulam o desenvolvimento econômico ao reduzir incertezas e riscos. Neste contexto, o Brasil precisa superar as atuais deficiências que cercam o tema, reforçando os Direitos de Propriedade Intelectual, em particular sua proteção jurisdicional, como forma de atração de empresas multinacionais com estratégias diferenciadas de investimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Luiza Kegel, Universidade Regional de Blumenau

    Pós-Doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Membro da lista brasileira de Terceiros Árbitros do MERCOSUL e pesquisadora no ZEI – Center for European Integration Studies da Universidade de Bonn - Alemanha. 

  • Alejandro Knaesel Arrabal, Universidade Regional de Blumenau
    Doutorando em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor das disciplinas Direito da Propriedade Intelectual e Prática da Pesquisa Jurídica da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Publicado

2015-09-22

Número

Sección

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Cómo citar

Instituições e atração de Investimentos Diretos Externos: A importância dos Direitos de Propriedade Intelectual. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 18, n. 28, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i28.1497. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1497. Acesso em: 19 jul. 2025.