DEMOCRACIA E UTOPIA: Perspectivas sobre o desenvolvimento humano a partir da concepção de educação em Karl Mannheim
DOI:
https://doi.org/10.22171/rej.v20i32.1799Resumen
Em sua obra Ideologia e Utopia (1929), Karl Mannheim (1893-1947) apresenta uma epistemologia para as ciências sociais que - se valendo de influências do romantismo alemão, do messianismo político e, fundamentalmente, do hegelianismo progressista - determina tanto o agir (práxis) quanto o pensar (poiesis). Sua teoria do conhecimento imiscui na experiência a própria reflexividade como atributo necessário da consciência, em sua leitura perspectivista todo ato de conhecer não operaciona apenas a teórica (lógica formal ou epistemologia positivista), mas igualmente interpretações ou perspectivas de natureza não teórica, desejos da vida social que caracterizam as vontades a que o indivíduo está sujeito e que se confundem com suas elucubrações abstratas. A educação, ipso facto, tem uma missão ética no desvelamento do caráter ideológico das instituições e, contrario sensu, enriquecimento da experiência sensível essencial aos intentos formacionais da pessoa humana.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-06-12
Número
Sección
Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos
Cómo citar
DEMOCRACIA E UTOPIA: Perspectivas sobre o desenvolvimento humano a partir da concepção de educação em Karl Mannheim. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 20, n. 32, 2018. DOI: 10.22171/rej.v20i32.1799. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1799. Acesso em: 19 jul. 2025.