DEMOCRACIA E UTOPIA: Perspectivas sobre o desenvolvimento humano a partir da concepção de educação em Karl Mannheim

Autores/as

  • Bráulio Marques Rodrigues Cesupa - Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v20i32.1799

Resumen

Em sua obra Ideologia e Utopia (1929), Karl Mannheim (1893-1947) apresenta uma epistemologia para as ciências sociais que - se valendo de influências do romantismo alemão, do messianismo político e, fundamentalmente, do hegelianismo progressista - determina tanto o agir (práxis) quanto o pensar (poiesis). Sua teoria do conhecimento imiscui na experiência a própria reflexividade como atributo necessário da consciência, em sua leitura perspectivista todo ato de conhecer não operaciona apenas a teórica (lógica formal ou epistemologia positivista), mas igualmente interpretações ou perspectivas de natureza não teórica, desejos da vida social que caracterizam as vontades a que o indivíduo está sujeito e que se confundem com suas elucubrações abstratas. A educação, ipso facto, tem uma missão ética no desvelamento do caráter ideológico das instituições e, contrario sensu, enriquecimento da experiência sensível essencial aos intentos formacionais da pessoa humana.

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Biografía del autor/a

  • Bráulio Marques Rodrigues, Cesupa - Centro Universitário do Pará
    Mestrando em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Bolsista Capes/ Prosup

Publicado

2018-06-12

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Cómo citar

DEMOCRACIA E UTOPIA: Perspectivas sobre o desenvolvimento humano a partir da concepção de educação em Karl Mannheim. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 20, n. 32, 2018. DOI: 10.22171/rej.v20i32.1799. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1799. Acesso em: 19 jul. 2025.