Teatro e história: uma proposta metodológica * Theather and history: a methodological proposal

Autores

  • Natália Batista Universidade de São Paulo
  • Mariana Rosell Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2037

Resumo

Este artigo pretende contribuir para os estudos metodológicos da pesquisa teatral e adensar as discussões historiográficas acerca da análise de obras teatrais. Pretende-se diferenciar a encenação do roteiro dramatúrgico considerando-os mais ou menos indissociáveis de acordo com as especificidades de cada obra. Partindo do pressuposto de que, eventualmente, é possível distinguir o ato teatral do texto que o baseia, a proposta deste trabalho reside na elaboração de um modelo de investigação cênica que permita uma interpretação minuciosa dos aspectos que compõem a dramaturgia. Acredita-se que a partir de um olhar mais atento às fragmentações do texto seja possível compreender melhor as complexidades implicadas na elaboração do roteiro, tais como as propostas dos autores, aspectos temporais, sociológicos e elementos formais da estética teatral. Com o intuito de demonstrar o uso do modelo proposto, será realizado um estudo de caso do texto da peça Show Opinião, escrito e montado pelo Grupo Opinião em 1964. 

Biografia do Autor

  • Natália Batista, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo e com bolsa Capes. Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de História Oral da UFMG.
  • Mariana Rosell, Universidade de São Paulo
    Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Professor Marcos Napolitano e com bolsa FAPESP.

Downloads

Publicado

2017-09-10