APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO UNIFORME DOS INSTRUMENTOS DO DIREITO INTERNACIONAL DOS NEGÓCIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v20i31.2081

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar a possibilidade de aplicação de uma interpretação uniforme do direito internacional dos negócios tanto no âmbito da União Europeia como a nível mundial. Devido às limitações normativas dos ordenamentos jurídicos nacionais, as variadas interpretações jurisdicionais divergentes suscitam sérios problemas quanto à aplicação uniforme do direito, ameaçando a segurança jurídica e a previsibilidade das decisões judiciais. Por meio da análise das disposições do Regulamento Roma I que designa a lei aplicável às obrigações contratuais de natureza civil ou comercial no espaço da União Europeia e da Convenção de Viena sobre os contratos de compra e venda internacional de mercadorias, será inquirido como estes textos oferecem instrumentos aos operadores jurídicos para alcançar uma maior uniformização da interpretação e atividade jurídica desta seara do direito internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ENRIQUE FERNANDEZ MASIA, UNIVERSIDAD DE CASTILLA-LA MANCHA

    Doctor en Derecho

    Profesor Titular de Derecho Internacional Privado

     

  • Rafael Ferreira Diniz Mesquita, Universidad Carlos III de Madrid
    Graduado em Dieito pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", mestrando em Direito pela Universidad Carlos III de Madrid

Downloads

Publicado

2017-06-13

Edição

Seção

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Como Citar

APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO UNIFORME DOS INSTRUMENTOS DO DIREITO INTERNACIONAL DOS NEGÓCIOS. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, Franca, v. 20, n. 31, 2017. DOI: 10.22171/rej.v20i31.2081. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2081. Acesso em: 17 jul. 2025.