PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA, DECOLONIALIDADE E A CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO DE FAMÍLIAS NO ESTADO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v25i42.3456

Resumo

Sob a vertente jurídico-sociológica, com o objetivo de investigar a constitucionalização do Direito Privado se analisa a construção do conceito do que são famílias ao longo da história recente para verificar sobre a adequação do paradigma. Dessa maneira, o trabalho se justifica mostrar que o direito moderno/colonial ainda se mantém dominante sobre a estrutura jurídica do conceito das famílias. Como referencial teórico se tem o pensamento decolonial e também os escritos da autora Chimamanda Adichie para mostrar o quão perigoso é uma história contada apenas pela perspectiva das/os vencedoras/es, estando estes sempre localizados no norte hegemônico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rainer Bomfim

    Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito pela UFOP. Professor de Direito na Rede Doctum de Ensino - Unidadae João Monlevade. 

  • Maria Carolina Souza de LIMA, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

  • Luísa Marques Reis

    Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica. 

Downloads

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Como Citar

PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA, DECOLONIALIDADE E A CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO DE FAMÍLIAS NO ESTADO BRASILEIRO. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, Franca, v. 25, n. 42, 2023. DOI: 10.22171/rej.v25i42.3456. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3456. Acesso em: 17 jul. 2025.