NECESSIDADE DO DIÁLOGO ENTRE O DIREITO E A EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE NO FOMENTO À CIDADANIA

Autores/as

  • Elisângela Inês Oliveira Silva de Rezende Pontifícia Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte
  • Mário Lúcio Quintão Soares PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v24i39.2910

Resumen

O presente artigo tem por objetivo demonstrar o necessário diálogo entre o Direito e a Educação para a promoção da cidadania. Assumindo como marco teórico a efetivação do direito à educação como condição para o exercício pleno da cidadania, a pesquisa pretende contribuir para o debate acerca da educação fiscal como instrumento de amadurecimento democrático. Assim, para atingir este objetivo, realizou-se, metodologicamente, revisão bibliográfica em legislação sobre o tema e em textos doutrinários, bem como do exercício do Direito Constitucional à educação e dos princípios e diretrizes consentâneos à
tributação para fins de se alcançar os fundamentos da República, insculpidos no texto constitucional. A partir da compreensão da relevância da participação e controle social da gestão pública para a construção de uma sociedade mais igualitária, passou-se à análise do contribuinte enquanto figura afastada dos debates sobre a política fiscal e tributária. Verificou-se que há políticas públicas nacionais e internacionais que objetivam diminuir esse distanciamento, fazendo com que o cidadão passe a compreender temáticas ligadas à dinâmica de arrecadação e de alocação dos recursos públicos. Por fim, concluiu-se pela necessidade de disseminação da Educação Fiscal como instrumento de promoção para uma sociedade justa, igualitária e fraterna.

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Biografía del autor/a

  • Elisângela Inês Oliveira Silva de Rezende, Pontifícia Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte
    Mestranda em Direito Público pela PUC MINAS Belo Horizonte. Bolsista CAPES.
  • Mário Lúcio Quintão Soares, PUC MINAS

    Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG. Professor do Bacharelado, Mestrado e Doutorado da PUC/MG.

Publicado

2021-06-11

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Cómo citar

NECESSIDADE DO DIÁLOGO ENTRE O DIREITO E A EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE NO FOMENTO À CIDADANIA. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 24, n. 39, 2021. DOI: 10.22171/rej.v24i39.2910. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2910. Acesso em: 17 jul. 2025.