A Tratativa Jurídica do Suicídio Assistido no Brasil e no Exterior

Autores

  • Sergio Rodrigo Martinez Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Lívia Gava Bersot

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v19i29.1435

Resumo

O presente trabalho aborda a tratativa do suicídio assistido pelo sistema jurídico brasileiro e no exterior. Para tanto, após conceituar o suicídio assistido, analisa o homicídio privilegiado, o suicídio e assistência ao suicídio no ordenamento jurídico brasileiro, quando, por fim, demonstra a experiência estrangeira sobre o assunto. O trabalho tem como objetivo geral demonstrar a tratativa em torno da temática do suicídio assistido no Brasil, tendo como base as normas já existentes no ordenamento jurídico, somada à análise da experiência estrangeira com relação ao assunto. O trabalho demonstra ser possível uma relativização do princípio da proteção absoluta da vida no âmbito jurídico internacional, pois o direito à vida não pode ser considerado um direito absoluto. A vida deve ser vivida enquanto exista dignidade e a autonomia deve permear toda a vida do sujeito de direito, desde o nascimento até a morte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Rodrigo Martinez, Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
    Pós-doutor em Direito Econômico e Sócio Ambiental pela PUC-Pr. Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Mestre em Direito Negocial pela UEL. Pós-graduado em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade de Coimbra.
  • Lívia Gava Bersot
    Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-05-19

Edição

Seção

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Como Citar

A Tratativa Jurídica do Suicídio Assistido no Brasil e no Exterior. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, Franca, v. 19, n. 29, 2016. DOI: 10.22171/rej.v19i29.1435. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1435. Acesso em: 18 jul. 2025.