OS CRIMES FALIMENTARES NA LEGISLAÇÃO ATUAL E NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO PENAL: UMA ANÁLISE DESDE A PERSPECTIVA DO DIREITO PENAL MÍNIMO

Autores

  • Marcello Caio Ramon e Barros Ferreira Universidade de Brasília
  • Gladstone Leonel Silva Júnior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i24.756

Resumo

O Direito Penal é tratado como verdadeira panaceia no contexto contemporâneo. A aliança entre o clamor popular por justiça e o canto da sereia entoado pelo discurso punitivo é o cenário perfeito para políticas criminais repressivas, que conduziram a um agigantamento do Direito Penal. Contudo, um dos princípios fundantes do Direito Penal contemporâneo é o Direito Penal mínimo, ou, no jargão jurídico, Direito Penal como ultima ratio. Nesse diapasão, entre esses extremos, encontram-se os crimes falimentares e, principalmente, o projeto de lei de um novo Código Penal, de tal forma que se trata do momento oportuno de se questionar exatamente a quem servem os crimes falimentares e, mais importante que isso - são eles realmente necessários?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcello Caio Ramon e Barros Ferreira, Universidade de Brasília
    Graduando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB)
  • Gladstone Leonel Silva Júnior, Universidade de Brasília
    Professor e doutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista da CAPES. Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Direito na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Advogado.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Edição

Seção

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Como Citar

OS CRIMES FALIMENTARES NA LEGISLAÇÃO ATUAL E NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO PENAL: UMA ANÁLISE DESDE A PERSPECTIVA DO DIREITO PENAL MÍNIMO. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.756. Disponível em: https://ojsbackup.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/756. Acesso em: 17 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)